Fruto de uma pós-modernidade
Posted: terça-feira, 20 de abril de 2010 by aldo_junior in Marcadores: pensamentos'
0
Revendo os posts anteriores vi que não tinha tantos textos meus, então de um tempo pra cá eu vim escrevendo alguns e vou continuar, porque senti a necessidade de escrever algo de minha própria autoria ...
Mas eu posso me justificar, as vezes me bate uma angustia em pensar que pouquíssimas pessoas leem os meus posts até o fim, porque nós somos um produto da sociedade pós-moderna, que preza pela velocidade - posts pequenos e de leitura rápida – e as postagens do meu blog não são tão pequenas... mas eh compreensível... porque é um blog que trata de critica a sociedade, e ninguém se interessa por isso.
Sociologia, Filosofia, historia, são coisas que fazem as pessoas pensarem e enxergar os problemas que existem ao nosso redor, mas as pessoas já tem problemas demais , elas acham que já estão fazendo demais se preocupando com seus próprios problemas, mas de fato elas estão muito ocupadas.
É só uma questão de prioridade, oque é importante pra você.
Como diria meu amigo Marcio kodorna se eu escrevesse um romance entre um vampiro e uma mortal talvez fizesse sucesso ou o historia de amor entre o curupira e o boto cor-de-rosa (estão no mesmo patamar); mas escrever criticas a sociedade, ao governo e tudo que nos faz viver sobre uma regra imposta por algumas pessoas que não tem a menor noção dos problemas que nós passamos e que ditam como devemos viver , sobre isso as pessoas não querem pensar, investir tempo e indignação; mas de fato quem é burro e medíocre e não vê esse tipo de problemas vive mais feliz, bitolados a sua própria vida, e sua ínfima participação na sociedade (se é que exista).
Não, eu não sou complexado, mas talvez isso explique porque os livros de sociologia sejam tão baratos e os romances são tão caros, ninguém os compra...aí ficam lá na SICILIANO(ou SARAIVA, como queiram) envelhecendo, com teias de aranha, e traças...
E eis me aqui,rouco, por gritar em um vão vazio em que ouço somente o eco de minha voz.
Mas não vou parar, Sócrates costumava dizer que ele era como um mosquito e Atenas era uma égua preguiçosa e ele lhe picava o flanco para mostra-la que ainda está viva. Mas oque que fazem com os mosquitos?
-ou os ignoram ou os matam.
Hoje temos uma certa liberdade de expressão mas de que adianta se o próprio povo não quer se interessar por assuntos que seria supostamente se seu interesse.
Talvez se não fosse uma outra manobra demagógica do governo em manipular o povo , talvez viveríamos uma outra realidade.
o sistema de educação europeu ou de outros países mais desenvolvidos que valorizam a educação onde “cadeiras” como sociologia,ética, filosofia, cidadania,constituição, direito do consumidor são obrigados em todas as escolas e as crianças desde pequenas são motivadas a valorizar tais valores, que seriam fundamentais para a formação de um povo.
agora compare a cultura européia com a brasileira.
a nossa cultura é um remendo da cultura dos nossos colonizadores(http://www.youtube.com/watch?v=s2Ee2MzRgIE ) e de todos os outros povos que vieram para cá pra extrair as nossas riquezas(...Quem me dera ao menos uma vez ter de volta todo o ouro que entreguei a quem conseguiu me convencer que era prova de amizade, Se alguém levasse embora até o que eu não tinha ...)não temos uma cultura própria, estamos “criando” a nossa a partir de outras já pré-existentes .
Nosso sistema de educação é muito falho e isso é inadmissível para quem acredita que a educação é um pilar para a sociedade “vamos imaginar uma situação hipotética-romantica-ingenua-utopica-impossivel, imagine que se fosse obrigado por lei que os seus funcionários públicos e federais a matriculassem seus filhos em escolas publicas (isso inclui os nossos tão queridos políticos) aí será que a qualidade da educação publica melhoraria? ou eles criariam uma outra”emenda” constitucional e fariam um esquema de educação especial para seus filhos(eh, porque a nossa constituição está mais emendada que (...) então uma emenda a mais uma a menos não faz diferença, nehh!?) .
Mas enfim, impossível, só queria fazer um paralelo com a Europa, que isso já é realidade. E nem venha com aquele argumento de que a Europa teve muito mais tempo para se desenvolver do que o Brasil, de fato a Europa tem aí 250 anos de industrialização enquanto o Brasil deve ter uns 60, existem muitas disparidades mas tem alguns problemas que podem ser resolvidos(como o problema das favelas citado por marcola) mas não os são novamente por uma questão de prioridades, e a educação não é prioridade porque os governantes não querem um povo pensante, eles querem uma massa alienada que só pensem em trabalhar, ter filhos e viver em suas casinhas humildes.
Acho que mereceria até um post a parte sobre a comparação da educação brasileira com a européia, se o Brasil é um pais em desenvolvimento ele deveria investir nas suas bases pra dar suporte ao que há de vir, se o Brasil se tornar-se uma potencia com a população mal-educada e sem consciência que tem hoje, seria uma tragédia.
imagina se no Brasil poderia ser vendido um jornal no meio da rua onde tem uma caixa que você abre e tira apenas um jornal e deixa o dinheiro equivalente a um jornal, que acontece na Europa.
E eu não estou falando mau do Brasil só porque é modinha, porque agora todo mundo fala mal do Brasil e as vezes não sabem nem o que estão falando (...Falam demais por não ter nada a dizer...)
o Brasil tem suas qualidades, talvez essa miscigenação racial e cultural existente no nosso pais tenha formado o carater do seu povo. Essa idéia de sofrer todo mundo junto o mesmo problema trabalhou no povo, criando atributos em nossa gente que é dificilmente encontrada em nossos países, tais como a solidariedade, hospitalidade, receptividade, a própria simpatia com os estrangeiros (vendo isso por um lado positivo) as pessoas se sentem bem no Brasil, se sentem bem recebidos, é um lugar bonito e tranqüilo (mais bonito do que tranquilo) e isso já é uma grande vitória para o povo, que seus conhecimentos provem da pratica, eles vivem aquilo que falam, seu sofrimento é pratico e não teórico.
Deixo aqui minha indignação como brasileiro que (ainda) tem esperança de mndança.
mas a mudança deve partir do povo.
uma vez me disseram que o povo tem o governante que merece, descordo completamente.
supondo:
existem vários candidatos a presidência do nosso pais, mais são poucos que tem dinheiro pra promover uma campanha política que é essencial, para que o povo lembre do seu nome e numero na hora da votação.
e de onde vem esse dinheiro que eles investem na campanha?
a burguesia, os grandes “latifundiários” bancam a campanha através de acordos com o partido político que quando chegam ao poder através de um representante podem conseguir favores de diversas formas para os grandes comerciantes.
e o nosso presidente é só um laranja, um testa de ferro, que tem a simpatia que contagia o povo e que passa aquela falsa impressão de que o povo está no poder...mas ele não age por conta própria, os poderes do nosso presidente é extremamente limitado.
ele nunca toma decisões sozinhos além de ter todo um conselho que o auxilie e tomar as decisões...ele ainda faz parte de um partido político no caso PT que ainda o manipula.
E nas campanhas políticas, esses caras vem nos falar de liberdade e democracia?
QUAL É CARA?
só vivemos de fachada: pseudo-liberdade e pseudo-democracia
Nós podemos colocar quem nós queremos no poder?
na teoria podemos mas quem vai bancar a campanha?
RESUMINDO: impossível, o povo nunca chegará ao poder.
Poder e dinheiro são coisas que andam lado a lado, quem tem um, tem o outro.
e nós(povo) não temos nem um nem outro.
Pra quem está no poder essas minhas idéias são ultrapassadas e ingênuas, sou apenas um sonhador.
Mas a utopia é sempre motivadora, com diria o escritor uruguaio Eduardo Galeano:
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(...)
A.J.
